ABAF

ABAF, Ibá e Abigraf realizam campanha de arrecadação de livros para o projeto #CirculeUmLivro

A iniciativa, que estimula a troca de livros gratuita, disponibiliza pontos de doação em diversas cidades pelo país

#CirculeUmLivro rodoviária 25_04_2024 (1)
25 de Março de 2025

A partir de hoje (25/03), a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) iniciam a campanha de arrecadação de livros para a 4ª edição do projeto #CirculeUmLivro. Pontos em Curitiba (PR), Salvador (BA) e em diversas cidades do estado de São Paulo e do Espírito Santo recebem doações de títulos de diferentes gêneros até 26/4.

Os pontos de troca estão localizados em áreas de grande circulação, como centros culturais, estações de metrô, bibliotecas, shoppings, escolas e ruas centrais das cidades que recebem o projeto. Serão recolhidos títulos infanto-juvenis, de literatura brasileira e clássicos. Não serão aceitos livros de cunho político, sexual, religioso e didático.

Após o período de arrecadação, em Salvador a população poderá participar do projeto #CirculeUmLivro entre os dias 4 e 26/4 na Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris) e no Center Lapa. A ideia é que as pessoas possam retirar um livro gratuitamente, deixando outro no lugar.

A iniciativa busca estimular a leitura, a interação entre os usuários e incentivar a economia circular, reforçando a sustentabilidade do papel, um material produzido a partir de árvores cultivadas especificamente para esse fim.

“O #CirculeUmLivro é um projeto que une cultura, sustentabilidade e conhecimento. O papel tem um ciclo de vida sustentável, desde sua produção a partir de árvores cultivadas até o pós-uso, sendo reciclável e biodegradável. Incentivar a circulação de livros fortalece essa cadeia, ao mesmo tempo que promove o hábito da leitura”, destaca Paulo Hartung, presidente da Ibá.

“#CirculeUmLivro é um projeto do conhecimento. Simples, valioso e importante para todos. Tem por objetivo o acesso ao livro e ao hábito da leitura. Acontece anualmente na semana das comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Vale apoiar. Vale conferir. Vale participar, sempre”, reforça João Scortecci, presidente da Abigraf Regional São Paulo.

“Papel é artigo de primeira necessidade: usamos o dia inteiro, de diversas formas, e um dos usos mais importantes é o papel usado na produção de livros. É ali que gravamos e compartilhamos conhecimento. Uma ação como o #CirculeUmLivro que estimula a economia circular e divulga mais informações sobre o trabalho do setor florestal, vem em boa hora para que mais pessoas falem sobre sustentabilidade e conheçam esse segmento que é tão importante para a sociedade”, informa o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade. 

As florestas plantadas fazem parte do dia a dia das pessoas, fornecendo matéria-prima sustentável que dá origem a cerca de 5 mil produtos que utilizamos no cotidiano. “Os plantios florestais são feitos em áreas antropizadas, com zero desmatamento. Ao contrário, para cada hectare de produção, o setor preserva 0,7 hectare, contingente bem superior ao exigido pelo Código Florestal. Nossa meta é, para cada hectare plantado, nossas associadas manterem mais um hectare conservado. Esse é um número bastante expressivo para reforçar a mensagem de que somos um setor preocupado com o meio ambiente, com as pessoas e com o futuro. E, mais do que isso, somos parte da solução para um mundo mais sustentável”, declara a presidente da ABAF, Mariana Lisbôa. 

A programação completa do projeto #CirculeUmLivro está disponível em: iba.org/circuleumlivro e abaf.org.br.

Realizadores regionais da campanha: ABAF, APRE e Sindpacel Espírito Santo.

Apoiadores: Metrô de São Paulo; Gráfica Viena; Grupo Editorial Scortecci; Two Sides; Leograf; Papirus; Melhoramentos; Mobri; Smurfit Westrock, Embrapa; Editora do Brasil; SESI/SENAI ES; Sindimol; Sindirochas ES; Rochativa.

Apoiadores – Pontos fixos de arrecadação de livros em Salvador:

ABAF - Av. Professor Magalhães Neto, 1752, Ed. Lena Empresarial – Pituba (portaria).

ABI – Ed. Ranulfo Oliveira - Rua Guedes de Brito, Praça da Sé - Centro (1 - 2º andar).

ACB - Praça Conde dos Arcos, S/N – Comércio.

FAEB - Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143 – Comércio.

FIEB - Rua Edístio Pondé, 342 - Stiep.

Rodoviária - Av. Antônio Carlos Magalhães, 4362 – Pernambués (perto do setor de informações).

Unijorge - Campus Paralela.

Apoiadores – Pontos fixos de arrecadação de livros / Bahia:

ADAB/CEPLAC - Rua Pres. Kenedy, 186 - Centro, Eunápolis/BA.

Prefeitura de Porto Seguro/BA - Rua Manoel Fernandes de Almeida, 171, Centro.

Sobre a Ibá - A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas e de restauração, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 48 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas - painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Site: iba.org, Instagram: @iba_oficial.

Sobre a Abigraf Regional São Paulo - A ABIGRAF Regional São Paulo congrega mais de 5 mil empresas gráficas do estado, representando os interesses e trabalhando em prol do crescimento do setor que é responsável atualmente por 54% da produção nacional. Está sob o guarda-chuva da ABIGRAF Nacional e, entre suas ações, estão a capacitação e atualização por meio da organização e divulgação de cursos, participação e apoio a iniciativas socioeducacionais, e representatividade junto a outras entidades ligadas aos setores produtivo, industrial e comercial do estado. Site: www.abigraf.org.br, Instagram: @abigrafoficial.

Sobre a ABAF - Desde 2004, a ABAF representa as empresas e os produtores (grandes, médios ou pequenos) de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Contribui para que o setor florestal se desenvolva sobre bases sustentáveis, seja do ponto de vista econômico, ambiental ou social. Trabalha por mais florestas, mais empresas, mais fornecedores, mais serviços e produtos. Este trabalho é feito em parceria com os associados, autoridades, governos, academia e demais parceiros em nível local, estadual e nacional. A indústria de base florestal usa madeira como matéria-prima, com destaque para a produção de celulose, papel, ferro liga, madeira tratada e para energia. Nossa missão está alicerçada na certeza de que a árvore plantada é o futuro das matérias-primas renováveis, recicláveis e amigáveis ao ambiente, à biodiversidade e à vida humana. Informações: abaf.org.br e nas redes sociais @abaf.bahia.


Notícias
Últimas Notícias e Atualizações