Sindicato

ABAF participa do Summit de Negócios da Bahia e contribui para a compensação do carbono do evento

Logo-Summit-de-Negocios
7 de Outubro de 2024

Em parceria com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), o Summit de Negócios Made In Bahia reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental. As emissões de carbono do evento – que acontece em 30 e 31/10, no Armazém Convention (Lauro de Freitas/BA) - serão compensadas através de um cuidadoso processo de cálculo, aquisição e plantio de mudas nativas.

A associação realizará a compensação ambiental calculando a quantidade total de carbono emitido durante o evento. Este processo é documentado em um inventário de carbono que detalha o método de cálculo das emissões e quantifica o número de árvores nativas necessárias para compensar essa pegada de carbono. Este processo é feito pelo Grupo Index, por meio de sua empresa Arvor Business Advisory.

A partir deste inventário, a ABAF sugere a quantidade específica de mudas de árvores nativas que devem ser plantadas para sequestro de carbono correspondente às emissões do evento. A logística para a aquisição e plantio das mudas é cuidadosamente planejada para garantir que todas as árvores sejam plantadas de maneira eficaz e sustentável.

“Esta é uma estratégia poderosa para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Ao adotar essa abordagem, empresas, governos e indivíduos demonstram um compromisso real com a sustentabilidade, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e saudável”, acrescenta Mariana Lisbôa, presidente da ABAF, associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, no estado.

“Nós plantamos 250 mil árvores, todo dia, na Bahia. E se uma árvore é importante para o meio ambiente, com vários benefícios como sequestro de carbono, por exemplo, imagine uma floresta! As florestas plantadas têm um papel fundamental na mitigação da mudança do clima, especialmente por remover e estocar carbono nas florestas e nos produtos, além de evitar emissões ao prover produtos e serviços de origem renovável, em detrimento aos de origem fóssil ou não renovável. Árvore plantada é o futuro das matérias-primas renováveis, recicláveis e amigáveis ao ambiente, à biodiversidade e à vida humana”, acrescenta Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.

Summit - Fruto da parceria entre o Grupo Business Bahia, a Zum Brazil Eventos, referência em eventos corporativos e a Zoom Imagens, empresa de comunicação integrada – mídia e produção, o evento contará com uma rica programação, com a participação de profissionais que são referência em assuntos como política, sustentabilidade, energia, empreendedorismo e saúde nas empresas, entre outros pertinentes ao cenário econômico do estado. A programação acontece das 13h às 20h, nos dois dias de evento, e também pode ser acompanhada pelo site: www.summitmadeinbahia.com.br.

“Estamos muito satisfeitos com a receptividade positiva das empresas baianas à primeira edição do Summit de Negócios Made in Bahia, evento que se comprovará como uma grande oportunidade para atrair investimentos para o nosso estado e impulsionar o nosso desenvolvimento econômico de forma sustentável. Ao se propor ser um evento diferenciado no calendário de negócios baiano, o Summit também reforça seu compromisso com a responsabilidade social e ações impacto ambiental”, explica Carlos Falcão, presidente do Business Bahia.

Um dos diferenciais do Summit é o ambiente planejado para momentos de trocas e reuniões entre os participantes. O público terá acesso a stands de expositores de diversos segmentos, além de espaços para reuniões e ativações de marcas, contribuindo para as relações comerciais. A expectativa é reunir cerca de mil pessoas por dia, entre C-levels, empresários, empreendedores, lideranças empresariais de diferentes segmentos de serviços e produtos, e também autoridades e jornalistas baianos.

O evento tem patrocínio do BNB, Grupo Prima, FIEB, Fecomércio, CODEVASF, DESENBAHIA, NEOENERGIA, Rede MaterDei, Wilson Sons, Suzano e Bahia Gás e apoio do Governo da Bahia, Texto & Cia, ABAF, Nova Brasil FM, BAND, Supreme, SINTA+, AMBEV, SEBRAE, Morya, Parque Shopping Bahia e Armazém Convention.

ABAF - Desde 2004, a ABAF representa as empresas e os produtores (grandes, médios ou pequenos) de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Contribui para que o setor florestal se desenvolva sobre bases sustentáveis, seja do ponto de vista econômico, ambiental ou social. Trabalha por mais florestas, mais empresas, mais fornecedores, mais serviços e produtos. Este trabalho é feito em parceria com os associados, autoridades, governos, academia e demais parceiros em nível local, estadual e nacional. A indústria de base florestal usa madeira como matéria-prima, com destaque para a produção de celulose, papel, ferro liga, madeira tratada e para energia. Nossa missão está alicerçada na certeza de que a árvore plantada é o futuro das matérias-primas renováveis, recicláveis e amigáveis ao ambiente, à biodiversidade e à vida humana.

Informações: abaf.org.br e nas redes sociais (@abaf.bahia).

Wilson Andrade (Diretor Executivo) - (71) 98801-3000/wilsonandrade@terra.com.br

Yara Vasku (Comunicação) - (71) 99119-7746/ yaravasku.abaf@gmail.com.