O estado com a maior área de árvores cultivadas para fins industriais terá uma feira exclusivamente dedicada ao setor. Em 2026, será realizada a primeira edição da Expo Minas Florestal.
De acordo com a Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), a área com florestas plantadas em Minas Gerais é de mais de 2,3 milhões de hectares. O setor florestal é a maior cultura agrícola do estado e gênero eucalipto domina o plantio para fins industriais representando 96,8% das árvores cultivadas. A silvicultura está em 803, dos 853 municípios mineiros (94%).
Para reunir toda a oferta de soluções em produtos e serviços do setor, está marcada para os dias 19 a 21 de maio de 2026, em Sete Lagoas a Expo Minas Florestal, a Feira Mineira da Indústria Florestal. A região de Sete Lagoas comporta diversas empresas que atuam direta ou indiretamente nos segmentos florestal, siderúrgico e outros que utilizam madeira de f lorestas plantadas. Ali estão os principais elos da cadeia produtiva destes setores. A cidade integra o Colar da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e fica a aproximadamente 80 quilômetros da capital do estado e cerca de uma hora de carro do aeroporto de Confins.
A Expo Minas Florestal está sendo organizada pela Malinovski, empresa reconhecida pelo know-how na promoção de feiras florestais e da indústria da madeira. Está à frente de eventos como: Expoforest, Show Florestal e Lignum Latin America, por exemplo. A feira mineira conta com o apoio master do Sindicato dos Produtores Rurais de Sete Lagoas, do Sistema FAEMG/Senar e da Prefeitura de Sete Lagoas. Além disso, tem parceria institucional da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) e da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).
Com foco na integração de toda a cadeia produtiva florestal e no papel estratégico para a siderurgia verde, o evento reunirá empresas, profissionais, instituições de pesquisa e poder público para geração de negócios, demonstrações de tecnologias e fortalecimento da bioeconomia no Brasil.
A feira será realizada no Parque de Exposições de Sete Lagoas, que conta com ampla área de exposição para maquinários, insumos, equipamentos florestais e soluções voltadas à produção em base florestal.
De acordo com Ricardo Malinovski, CEO da Malinovski, a Expo Minas Florestal tem como ponto forte acontecer no estado com a maior área plantada do Brasil. “Enquanto em outros estados a produção está concentrada nas grandes empresas, em Minas 50% dela está nas mãos de pequenos e médios produtores”, explica ele. “É uma indústria que envolve uma série de produtos, serviços e tecnologias que fazem toda a diferença na produtividade e nos resultados das empresas. A matéria-prima que vem das florestas plantadas, especialmente do eucalipto no caso de Minas Gerais, é fundamental para a produção de papel e celulose, do aço verde, e de tantos outros produtos que estão no nosso dia a dia. Então, faz todo o sentido trazermos uma feira específica do segmento para dentro de MG", conclui o organizador.
Como é de praxe nas feiras organizadas pela Malinovski, alguns eventos técnicos serão realizados paralelamente à feira, o que atrai ainda mais profissionais qualificados e interessados nas novidades e na evolução tecnológica do setor florestal.
5º Encontro Brasileiro de Segurança e Saúde Ocupacional e Processo Florestal – 18 e 19 de maio
Com apoio master do Grupo Técnico de Segurança Florestal - Brasil (GTSegFlor), o Encontro Brasileiro de Segurança reunirá gestores, especialistas e profissionais do setor f lorestal para debater a cultura de segurança nas operações industriais e florestais. A programação contemplará apresentação de cases de sucesso, protocolos de prevenção de acidentes, inovações em saúde ocupacional e a importância da gestão de riscos e do treinamento contínuo das equipes para garantir operações seguras e eficientes.
Viveirotech – Encontro Latino-Americano de Viveiros Florestais – 18 e 19 de maio
O evento técnico Viveirotech, também em parceria com a SIF, focará na produção de mudas florestais e nas tecnologias de viveiro que estão modernizando o setor de base f lorestal. Serão mostrados sistemas de propagação, automação de processos, controle de qualidade genética e práticas para aumento da produtividade e sustentabilidade dos viveiros.
Carvão Verde Brasil – 20 e 21 de maio
Organizado em parceria com a Sociedade de Investigações Florestais (SIF), o Carvão Verde Brasil será um encontro nacional inédito, dedicado à produção de carvão vegetal e à siderurgia sustentável. Reunirá especialistas, pesquisadores e empresários para debater os avanços tecnológicos na produção de carvão vegetal, o papel da floresta plantada na descarbonização da indústria e as perspectivas de mercado para a siderurgia nacional.
Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais – 20 e 21 de maio
A Edição Mineira marcará o terceiro Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais. Seguindo o formato das duas edições anteriores, apresentará cases reais de empresas florestais que aplicaram inovação, tecnologia e transformação digital para potencializar resultados ou diminuir gastos nas diferentes etapas que fazem parte do processo da indústria florestal. Também serão apresentadas soluções de startups com potencial para aplicação no setor.
Serviço
O que: Expo Minas Florestal
Quando: 19 a 21 de maio de 2026
Onde: Parque de Exposições de Sete Lagoas
Mais: www.expominasflorestal.com.br
Assessoria de imprensa
Jornalista Davi Etelvino
(41) 99863-3310 assessoria@grupomalinovski.com.br












