Sindicato

PAFS promove treinamento em incêndios florestais em assentamento do MST

WhatsApp Image 2025-01-31 at 09.26.10
31 de Janeiro de 2025

Em 16/01 o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) - uma parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) –, visitou o assentamento Paulo Kageyama do MST no município de Eunápolis (BA), juntamente com representantes das empresas Veracel Celulose e GPS Vigilância Patrimonial. Na pauta, o incêndio florestal que ocorreu nas proximidades do assentamento e atingiu tanto a área de silvicultura (cultivo de árvores) quanto de preservação, gerando prejuízos ambientais, sociais e econômicos.

A visita contou com a participação do coordenador do assentamento, Lucas Carvalho, lideranças que compõem sua equipe e moradores, além do engenheiro florestal e técnico extensionista do PAFS, Diogo Jahel; do supervisor da GPS, Vagner Oliveira; e do monitor técnico da inteligência patrimonial da Veracel Celulose, Adenilson do Carmo.

“Em nosso diálogo, o PAFS se comprometeu a retornar ao local para promover uma palestra técnica sobre incêndio florestal, meio ambiente e sustentabilidade para os moradores, produtores e alunos do assentamento”, informou Diogo Jahel.

PAFS - A ABAF lançou o PAFS em 2016. Este programa é uma ampliação do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda (PFCLP), lançado em parceria com a ADAB em 2015, visando o monitoramento e controle da lagarta parda no Sul e Extremo Sul da Bahia. Após os bons resultados alcançados, a ADAB e a ABAF resolveram manter o PAFS, ampliando os tópicos a serem trabalhados.

Desde então, o PAFS vem trabalhando temas relativos à educação ambiental em diversas comunidades rurais: Uso Múltiplo da Floresta Plantada/Programa Mais Árvores Bahia; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)/Plano ABC; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal; Apicultura para Pequenos e Médios Produtores; Caça Ilegal de Animais Silvestres; além de manter o Programa Fitossanitário de Pragas.

Após intenso trabalho desde sua criação (até o momento), o PAFS já percorreu mais de 510 mil quilômetros, realizou 314 treinamentos/palestras em 260 comunidades, instruiu e orientou mais de 14 mil estudantes e produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas e visitou mais de 2.600 propriedades rurais do Sul e Extremo Sul da Bahia.

O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e ADAB; Sindicatos Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB/Senar); Associação de Produtores de Café, Frutas, Pecuária; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Hoje, o PAFS é citado como modelo de cooperação entre a ADAB e os setores produtivos.


Notícias
Últimas Notícias e Atualizações