Sindicato

Palestra do PAFS reúne agricultores em Itagimirim/BA

Neste domingo (28/07), o auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Itagimirim (BA) foi local de mais uma reunião da Associação da Agricultura Familiar Agroecológica de Itagimirim (AAFAI) e, na oportunidade, o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) – uma parceria entre a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) – realizou a palestra “Manejo Integrado da Lagarta Parda”.

22 de Agosto de 2024

“O evento foi de extrema importância devido à recente infestação de lagarta parda (Thyrinteina arnobia) em áreas de plantios agrícolas e florestais da região e contou com a participação de 69 agricultores e agricultoras da AAFAI. É imprescindível que as todos estejam cientes de que as medidas adotadas para controle integrado da lagarta parda respeitam critérios de segurança para as pessoas e para o meio ambiente e que a ADAB, através deste programa, acompanha e fiscaliza as ações nas propriedades rurais afetadas e também contribui com o monitoramento da praga, sendo crucial que os proprietários vizinhos também monitorem suas lavouras”, ressaltou Ernandes Ferreira, engenheiro florestal do PAFS.

O objetivo central da palestra foi fornecer aos participantes conhecimentos detalhados sobre o inseto, que é nativo da mata atlântica, abordando sua biologia, principais plantas hospedeiras, inimigos naturais e, principalmente, estratégias de controle com base no Manejo Integrado de Pragas (MIP), destacando as aplicações aéreas de inseticida biológico que estão sendo realizadas em Itagimirim e municípios vizinhos. A aplicação deste produto biológico foi enfatizada como uma prática eficaz e segura, sem riscos para a saúde das pessoas e sem impactos negativos para o meio ambiente, ressaltado ainda a importância do monitoramento nas áreas de plantio e a disposição de outras práticas para controle da praga como a instalação de armadilhas luminosas para captura das mariposas e também a dispersão de outros insetos que são inimigos naturais dos lepidópteros, isto é, do grupo das lagartas.

“Somos gratos por receber esta atividade educativa que é de grande importância para difusão do conhecimento e melhores práticas na proteção dos cultivos. Esperamos que em breve possam ser realizados novos eventos como este.” Enfatizou Genilson Neves, presidente da AAFAI.

O evento contou ainda com a presença de Tacila Ribeiro, engenheira agrônoma da ADAB, e do engenheiro agrônomo e instrutor SENAR Danilo Mileno. No fim do evento, cada participante recebeu uma cartilha educativa do PAFS com informações sobre o manejo da lagarta parda e demais temas tratados pelo programa.